Treinamento para líderes – invista sempre que puder!

Se você acredita que quando um profissional chega à posição de gestor de equipe está totalmente preparado para os desafios do mercado saiba que está enganado. Investir em treinamento para líderes é essencial para manter os profissionais que estão a frente de equipes alinhados com as necessidades do momento atual. A renovação de conhecimento é o que fará com que esses indivíduos consigam se manter como referências para seus grupos.

Treinamento de líderes – Uma ferramenta de recursos humanos

A constante capacitação e renovação dos líderes de equipe é crucial para as companhias que desejam manter-se competitivas. O departamento de recursos humanos pode e deve se valer dessa ferramenta para garantir que os líderes de setores estejam sempre preparados para resolver as mais variadas situações que surgem no dia a dia. Contudo, é necessário esclarecer que não existe um modelo de treinamento que seja geral e aplicável a todos os colaboradores.

Os treinamentos para serem eficientes devem levar em consideração o perfil de cada liderança. O objetivo desse tipo de capacitação é oferecer ao líder características que lhe faltem e que sejam relevantes para melhorar o seu trabalho a longo prazo. Empresas que investem na capacitação dos seus colaboradores, líderes ou não, destacam-se por ter pessoas mais preparadas para realizar os seus projetos.

Como deve ser o treinamento para líderes?

Reconhecer a importância do treinamento para líderes é o primeiro passo para tornar a sua companhia mais competitiva. Em seguida é essencial pensar a respeito de como realizar essa capacitação da forma mais assertiva quanto possível. Pensando nisso apresento a seguir como deve ser realizado um treino para lideranças.

– Análise dos pontos a serem melhorados

O departamento de recursos humanos de uma organização tem como uma de suas premissas cuidar do bom andamento do trabalho dos colaboradores e uma maneira de fazer isso é estar atento as eventuais dificuldades que podem surgir devido a pontos que podem e devem ser melhorados nas lideranças de equipe. A partir de avaliações criteriosas dos sucessos e insucessos que um grupo vem obtendo é possível determinar que tipo de treinamento se mostrará mais adequado para cada situação. Investir em capacitações voltadas para os perfis das lideranças da sua companhia é o mais produtivo a fazer.

– Treinamento para o fornecimento de feedbacks

Se existe uma capacidade que é determinante para uma boa liderança certamente essa é a de dar feedbacks coerentes em diferentes situações. Muitos líderes acabam perdendo o controle sobre as suas equipes porque não conseguem transmitir com efetividade aquilo que precisa ser melhorado ou que está caminhando bem. Oferecer de tempos em tempos um treinamento de avaliação e fornecimento de feedbacks pode contribuir para melhorar as relações organizacionais.

– Atualizações do setor

Os colaboradores estão sempre se espelhando no líder de maneira que é importante que ele seja o primeiro a ter conhecimento a respeito das atualizações tecnológicas, legislativas ou de qualquer outra natureza do segmento em que a companhia atua. As empresas que desejam manter um bom ritmo de crescimento devem oferecer a possibilidade de que os líderes das equipes se qualifiquem indo a palestras, congressos e seminários. As lideranças devem ser capazes de responder as dúvidas dos membros de suas equipes.

– Foco na inteligência emocional

O gestor de uma equipe precisa estar a par das questões técnicas e que envolvem números, no entanto, para assumir o papel de líder do grupo deve também ter extrema inteligência emocional. Entender e saber como gerir as suas emoções no dia a dia corporativo é o que contribuirá para que os profissionais da equipe consigam realizar as suas atividades com mais efetividade. Falta para muitos líderes a capacidade empática e de gestão de pessoas para chegar a resultados mais palpáveis.

– Treinamento para delegação de tarefas

Uma tarefa que parece simples, mas que pode ser bastante complexa, a delegação de tarefas, exige que o líder conheça em minúcias cada um dos colaboradores que estão sob o seu comando e que consiga se desprender da responsabilidade de realizar uma atividade para supervisioná-la. Para muitos líderes é difícil dividir o trabalho que precisa ser realizado de maneira que podem acabar ficando sobrecarregados. Uma pessoa que está com uma lista enorme de tarefas dificilmente conseguirá dar conta de realizar todas com qualidade. Entender como e por que delegar trará impactos importantes para a sua companhia.

– Treinamento para uma comunicação sem ruídos

Lembra quando você era criança e brincava de telefone sem fio? A mensagem que chegava ao final do grupo nem sempre era a mesma que havia sido passada no começo porque havia ruídos na transmissão. No cotidiano de uma organização isso não é tão diferente e cabe ao líder saber como estabelecer uma comunicação efetiva em que nenhuma informação importante seja perdida e o foco não seja desviado. Com essa consideração é possível determinar que o treinamento de comunicação é um dos necessários para a qualificação dos líderes.

Apple is apparently working diligently to get this streaming service off the ground, but the track a phone companies they have to negotiate with seem to be holding things up.
Compartilhe: